quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Série fotográfica se propõe a registrar o preconceito no olhar das pessoas


Uma série intrigante: a fotógrafa Haley Mori Scafiero fez fotos de si mesma e registrou a reação do olhar das pessoas em relação à sua pessoa em situações cotidianas.
A ideia de fazer a série Wait Watchers surgiu quando Haley estava fazendo outro projeto chamado “Something to Weight“. Nele, Haley tirou uma foto dela mesma sentada na Times Square para retratar sua solidão em meio à multidão ‘ocupada’. Quando a artista viu as fotos, percebeu que atrás dela, havia um homem que fazia caras ao ser fotografado por uma amiga.
Eu sempre fui consciente das pessoas fazendo caras e bocas, rindo e comentando a respeito do meu tamanho. E agora eu resolvi inverter o olhar e registrar a reação das pessoas enquanto eu executo minhas tarefas cotidianas em espaços públicos.
Eu citei “intrigante” porque aqui hipocrisia é menos. O mais é fazer refletir qual seu grau de julgamento em cada uma das fotos. Quantas vezes você sentiria ‘estranheza’ ao se deparar comHaley em uma destas situações?
Ou até: por que esta pessoa fez uma série de fotos para expor o que e como as outras pessoas a veem pelo mundo? Independente do ângulo – preconceito e julgamento são coisas do passado!
É tempo de você, eu, nós desatarmos nós de todos estes estereótipos impostos na época em que o Vaticano seguia regras.
Solte a rédea da auto-análise.
Agora fica a pergunta – e você? Acha que a fotógrafa conseguiu captar mesmo um preconceito nas pessoas, ou acha que elas simplesmente estavam olhando, e não necessariamente criando qualquer julgamento?

Reportagem tirada do site do hypeness

0 comentários:

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Translate

Arquivo